Festival Catarinense de Danças Populares

Campos Novos é palco da etapa classificatória do Festival Catarinense de Danças Populares, que acontece de 27 a 29 de outubro, no Ginásio Humberto Calgaro. O evento reúne mais de 20 grupos de dança de diferentes regiões do estado, que competem em gêneros e categorias variados, como folclórica, regional, urbana, contemporânea, entre outras. O festival valoriza a cultura e a diversidade das danças populares e premia os melhores grupos com R$ 20 mil.
O evento tem o apoio do Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina, além do patrocínio de Laticínios Tirol, Super Lucas, Lider Farma, Super Castanhel e Grupo Pegoraro. A entrada é gratuita para o público, que pode apreciar as apresentações dos grupos e também participar dos workshops oferecidos pelo festival.
Sexta-feira (27)
• À tarde: 14h – 16h – ensaio
• À noite: 19h30 – Acontece a noite competitiva com show de abertura da Associação Cultural Veneta La Montanara, que apresenta danças típicas italianas.
Sábado (28)
• Manhã:
◦ 8h às 10h – Palestra “Danças do Sul” com Carmen Anita Hoffmann: aborda as danças que identificam características culturais do sul do continente americano.
◦ 10h15 às 11h15 – Workshop “Danças Brasileiras – os requebros febris e a estética do frio” com Jaciara Jorge: propõe uma ampliação de repertório de movimento para corpos sulistas, por meio da vivência em danças regionais.
• Tarde: 14h às 16h – ensaio
• Noite: 19h30- Noite competitiva com show de abertura do grupo MOA – Movimento Artístico Patricia Dalchau da cidade de Joinville, que desenvolve trabalhos em diversas modalidades entre elas danças populares brasileiras.
Domingo (29)
• Manhã:
◦ 8h às 10h – Palestra “Quanto vale o instante” com Octávio Nassur: apresenta conexões entre pequenas e grandes experiências vividas em 34 anos de carreira na direção de eventos, grandes shows e coordenação de times na esfera da Economia Criativa.
Os grupos classificados em Campos Novos irão se apresentar na final do festival, que será realizada de 10 a 12 de novembro, na cidade de Água Doce. Lá, eles irão concorrer com os grupos selecionados nas outras etapas, realizadas em Xanxerê e Água Doce. A premiação total do festival é de R$ 80 mil.