Abril Verde – Prevenção Contra Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho

Em abril, a Prefeitura de Campos Novos se pintou de verde para uma causa crucial: lembrar a importância da prevenção contra acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Nesse objetivo, a prefeitura e o setor de segurança do trabalho se uniram para uma série de atividades e treinamentos focados na prevenção.

Durante todo o mês, nós, trabalhadores e gestores, mergulhamos em temas que vão desde o básico até o avançado em segurança no trabalho.

👉 Definimos o que é um acidente de trabalho e discutimos os diferentes tipos que existem, desde os típicos até os de trajeto.
👉 Falamos sobre as doenças ocupacionais, entendendo suas causas e como evitá-las.
👉 Aprendemos sobre a importância de prevenir, entendendo as consequências reais dos acidentes e assumindo a responsabilidade individual nesse processo.
👉 Discutimos como lidar com a papelada quando um acidente ocorre e como elaborar um programa para gerenciar os riscos em nosso dia a dia.
👉 Falamos sobre como nos proteger dos perigos no ambiente de trabalho, usando desde equipamentos individuais até aqueles que protegem todo o grupo.
👉 Aprendemos também a lidar com situações de emergência, como incêndios, e até como fazer a coleta seletiva para manter o local mais seguro e saudável.
👉 Dedicamos um tempo para entender melhor como nos proteger quando lidamos com eletricidade, através da Norma Regulamentadora NR 10.

Essas ações representam um compromisso tangível com a segurança e o bem-estar de todos que contribuem para o desenvolvimento de Campos Novos.