Prefeito e Membros da Saúde recriminam Áudio que circula nos grupos de WhastsApp sobre o cenário do Coronavírus em Campos Novos

Um áudio de um autor desconhecido que circula nos grupos de WhatsApp neste domingo, 29/03, afirma que os números de pessoas contagiadas pelo Covid-19 divulgados pelo Setor de Saúde do município não são verdadeiros. No fim da tarde de hoje, tanto o Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro, quanto lideranças da Saúde do município recriminaram o ato.

Em entrevista concedida à Rádio Cultura, o prefeito Zancanaro disse que não passa de uma leviandade e que pediu verificação do caso. “Uma leviandade, tratar dessa forma um assunto tão grave. Pedi ao diretor do hospital, Euclides Dall’oglio para averiguar se houve alguém entre os colaboradores que teria falado com o autor desse áudio”. afirmou.

A Secretária Municipal de Saúde, Mayara Serena, também salientou que todos estão trabalhando com transparência, a fim de deixar a população atenta ao vírus.

“Informo a toda a população que nós somos os mais interessados em divulgar a informação certa, para que todos levem a sério os cuidados. Se de fato existissem casos confirmados de Coronavirus ou mortes, seríamos os maiores interessados em alertar à população. Estamos passando as informações praticamente em tempo real. Então por gentileza, confiem nas informações somente pelos meios oficiais” reforçou a Secretária.

A Diretora da Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio, Luana Coninck, falou ainda sobre os recursos que o município possui para o combate ao Coronavírus e reiterou que todas as informações passadas são fidedignas.

“Trabalho na parte administrativa do hospital e fico muito triste pelo áudio.  Estamos trabalhando incansavelmente todos os dias para servir a toda a população.  Os dados são passados fielmente aos meios de comunicação, e também a administração pública, não temos motivos pra manipular resultados ou escondê-los da população.  Todos os casos que chegam ao hospital e necessitam de coleta de material para realizar o teste são feitos, seguimos todos os protocolos que os órgãos oficiais nos passaram. A preocupação é grande, mas adquirimos equipamentos e estamos em constante treinamento com a equipe técnica.  Não somos referência em UTI, mas temos condições de manter o paciente estável até poder transferi-lo. Adquirimos respiradores e monitores com o objetivo de manter a vida de nossos pacientes! Por isso, fiquem em casa, e se precisarem dos serviços do hospital, estamos preparados. Confiem em nós!” completou Luana.

De acordo com as informações oficiais, até a tarde de ontem, 28/03, o município de Campos Novos não registrava casos confirmados da doença. Com as duas negativas de ontem o número de suspeitos caiu para 01, descartados 02, e monitorados 56.