Polvos de crochê fazem companhia para bebês prematuros

Um projeto Dinamarquês, chamado Octo, tem inspirado diversas iniciativas pelo mundo. E chegou aqui em Campos Novos também.

Em Campos Novos o projeto foi intitulado Nana Nenê, e é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio. O objetivo do projeto é terapêutico, para fazer com que os bebês se sintam mais seguros e confortáveis e assim se desenvolvam melhor.

Para estarem de acordo com as normas de higiene e adequados para o tamanho de bebês prematuros, os polvos devem ser feitos com fios 100% algodão e os tentáculos não devem ultrapassar 17 centímetros. Todos eles passam por um processo de lavagem e são esterilizados antes de serem dados aos bebês.

“Os polvos serão confeccionados na Casa do Artesanato, em uma parceria com o Clube de Mães, através de um trabalho voluntário. A comunidade que tiver interesse também pode participar, tanto da confecção quanto na doação dos itens para os polvos”, salienta a Secretária da pasta de Assistência Social, Marta Ramos. Ela ressalta ainda a importância do projeto, que dará aos bebês mais conforto e segurança.

De acordo com a pediatra Karen Salomão Cavalcanti, o reflexo dos bebês é agarrar o que veem na frente. E muitas vezes se agarram à sonda que está no braço. O polvo também serve também para que os bebês não arranquem estes dispositivos.

“São pequenos polvos, feitos de crochê, são colocados dentro das incubadoras como forma de acalentar os pequeninos. Seu formato, com diversos tentáculos, remete ao formato de dentro do útero das mães, trazendo ainda a semelhança do cordão umbilical”, diz Karen.

O Diretor-Geral do Hospital, Rodrigo Bet, afirma que o Hospital de Campos Novos realiza uma média de 50 partos por mês e que aproximadamente 10% desse número são de bebês prematuros. Segundo ele, o projeto irá auxiliar na adaptação desses bebês ao novo ambiente.