Executivo emite Nota de Esclarecimento sobre solicitação de materiais por APP de Escola em Campos Novos

O Executivo de Campos Novos vem através da presente nota fazer esclarecimentos fiéis e verdadeiros sobre um vídeo que circulou nas redes sociais na tarde ontem, 18 de fevereiro, com informações incoerentes e sem as devidas averiguações. Trata-se de projetos de melhoria em uma escola de Campos Novos através da APP, Associação de Pais e Professores.

Na última semana, o CEIM José Carlos Pisani, carinhosamente conhecido como Caio, realizou reunião de alinhamento de atividades com a nova Diretora da Escola, empossada no dia 1º de fevereiro de 2024 através da Gestão Democrática. Na oportunidade, em meio a diversas outras pautas, a diretora da escola, como porta-voz da APP, trouxe sugestão de melhorias na unidade escolar que poderiam ser realizadas em parceria com a própria APP.

Em nome da Associação, a diretora apresentou a necessidade da revitalização de uma antiga horta que existia na escola, bem como do aumento de uma calçada para que as crianças tivessem mais espaço para as práticas educativas. De pronto, os pais e professores presentes, também integrantes da APP da escola, manifestaram-se favoráveis ao proposto, inclusive com um dos pais fazendo no mesmo instante doação para a APP. Um outro pai, que trabalha como pedreiro, ofereceu seus serviços de mão de obra, sem custos, para auxiliar nas pequenas melhorias.

Reitera-se aqui dois pontos importantes:

Em primeiro, a diretora falou como porta voz da APP. Ciente das limitações e morosidade nos processos que todas as esferas públicas possuem, a diretora utilizou-se da fala para apresentar um anseio que a Associação tem em auxiliar no cuidado e manutenção dos espaços públicos, utilizados pelos alunos.

Em segundo, tanto a diretora quanto o executivo têm plena ciência das obrigações inerentes às funções dos órgãos públicos. A Administração Municipal, em momento algum, omite-se e de suas responsabilidades enquanto poder público na manutenção de seus espaços.

É perfeitamente claro e entendível a função e objetivo das APP´s: auxiliar a escola a melhorar e manter os espaços que são por todos utilizados. Em diversos outros momentos, vários outros pais de alunos, e também de ex-alunos dessa escola e de tantas outras, auxiliaram em parceria com a APP através de doações. Alguns em dinheiro, outros com um pouco de areia, de pedra brita, cimento ou com mão de obra. Cada um de sua forma para que a escola se torne um ambiente cada vez mais agradável, seguro e tranquilo de se brincar e aprender.

São as parcerias entre pais, professores, comunidade e poder público que fazem a roda girar; são pessoas com atitudes altruístas que fazem de nossa Campos Novos uma cidade melhor de se viver. Que todos sigamos os exemplos dos pais e professores do querido Caio, que unem as mãos e os esforços, com atitudes dignas, em busca de uma cidade mais justa e humana.