4º Mutirão de Castração no município de Campos Novos

Administração Municipal inicia período de inscrições para o Mutirão de Castração, no município de Campos Novos. A ação acontecerá no Terminal Rodoviário de Campos Novos, entre os dias 7 e 13 de agosto.

Serão 650 vagas para castração social (totalmente gratuitas), e 150 vagas para castração particular, com preços reduzidos. Para a castração social, alguns critérios são exigidos:

• Famílias com renda máxima de 3 salários mínimos;
  • Animal sem raça definida;
  • Tutor residente em Campos Novos.

Já para castração particular, as exigências são menores:

• Sem necessidade de comprovação de renda;
  • Animal de qualquer raça.

Os valores devem ser acertados diretamente com a empresa, no ato da cirurgia.

O período de inscrição iniciou no dia 24 de julho e se estende até o 31 de julho, e deve ser realizado no Agiliza, das 7h45 às 18h45, sem fechar ao meio-dia. Alguns documentos são obrigatórios para a inscrição, tais como: CPF, RG, Comprovante de Renda (para a castração social) e comprovante de residência.

A Secretaria de Agricultura informa ainda quais os animais que podem ser castrados e os requisitos para cada um deles. Cães e gatos, tanto machos e fêmeas, devem ter idade mínima de 4 meses e idade máxima de 7 anos, e apresentar bom estado de saúde. A secretaria lembra ainda que o limite de animais por família para castração gratuita é de 3 animais por tutor.

No sábado, dia 12/08, a ação acontecerá exclusivamente no Conjunto Habitacional Integração. Nesse dia, serão castrados unicamente os animais de tutores residentes na integração. Para a ação deste dia, os cadastros serão realizados na Secretaria de Agricultura nos dias 27 e 28 de julho.

Depois de realizadas as inscrições, os tutores inscritos receberão contato telefônico entre os dias 1º e 04 de agosto, com as informações sobre o dia e a hora da cirurgia. Os tutores que eventualmente realizaram o cadastro antes do dia 24/7 também serão chamados.

Como doação espontânea, quem castrar seus animais no mutirão poderá doar 1 quilo de ração, ou para cão ou para gato. O volume de rações arrecadadas no mutirão será destinado a tutores de baixa renda, lares temporários e o Canil da dona Ziza.

Confira abaixo os valores para as Castrações Particulares. Os valores incluem a cirurgia e a medicação:

• Gato macho: R$ 160,00;
  • Gato fêmea: R$ 180,00;
  • Gatos Persas: R$ 210,00;
  • Cães até 10kg: R$ 190,00;
  • Cães de 10,1kg até 20kg: R$ 215,00;
  • Cães de 20,1kg até 30kg: R$ 285,00;
  • Cães de 30,1kg até 40kg: R$ 360,00.

Para as castrações particulares, nos casos de raças definidas, tanto para cães e gatos, acrescentar R$ 70,00 no valor da tabela acima. Ainda para quem desejar, nos casos em que se fizer necessário, as equipes poderão realizar a cirurgia de Hérnia, muito comum nos animais, ao custo de R$ 100,00.

As equipes lembram ainda que após a cirurgia, é obrigatório o uso de roupa pós-operatória, que podem ser adquiridas de acordo com a tabela abaixo. Para a castração social, as roupas não estão incluídas na gratuidade:

• 0 a 03: R$ 20,00
  • 04 a 06: R$ 30,00
  • 07 a 10: R$ 40,00

O investimento no mutirão de castração será em torno de R$ 80 mil, sendo a metade custeado com recursos próprios da Administração Municipal e a outra metade com emenda impositiva da bancada dos vereadores do PSD.