Coletiva da Secretaria de Saúde anuncia alterações na forma de agendamento de consultas na Atenção Básica

O último censo demográfico realizado pelo IBGE, que tem como base o ano de 2022, aponta que Campos Novos se aproximou dos 37 mil habitantes, incluindo a área urbana e rural. Para acompanhar esse crescimento, as secretarias e órgãos públicos vinculados precisam melhorar e aprimorar a cada dia sua forma de atendimento para suprir as demandas apresentadas pela população.

Uma das áreas que sente diretamente o reflexo desse crescimento é a saúde. Somente nos meses de abril, maio e junho, mais de 15 mil pessoas foram atendidas pela atenção básica de saúde. Os chamados ESF´s, Estratégia Saúde da Família, os postos de saúde, registraram mais de 5 mil atendimentos somente no mês de junho.

Campos Novos tem hoje 9 ESF´s e uma UBS, que atendem a população camponovense. Ao longo dos últimos sete anos, diversas ações foram tomadas para que as dificuldades fossem minimizadas, entre elas, as longas filas que se estendiam madrugada adentro.

E, a partir do dia 1º de agosto, uma mudança chega para melhorar ainda mais os atendimentos nos postos de saúde em Campos Novos.

Todos os 9 postos de saúde, e a UBS Central, têm atendimento médico durante todos os dias da semana. Porém, cada posto de saúde possui a sua dinâmica de agendamento dos atendimentos.

A partir de agosto, todos as unidades irão realizar seus agendamentos para a semana seguinte, sempre às sextas-feiras. Cada um deles deverá realizar dez atendimentos por período, sendo 10 agendados e 10 de livre demanda. As livres demandas serão sempre pela manhã e os agendamentos para o período vespertino. Na eventual sobra de agendamentos, estes deverão ser utilizados para a livre demanda.

Isso significa que não precisa mais formar as filas, de madrugada, em frente aos postos de saúde, para aguardar atendimentos. Para aqueles que agendaram, a consulta está garantida. Aos que necessitarem de urgência, a livre demanda irá suprir a necessidade.

Além disso, os postos irão trabalhar com atendimentos prioritários para os agendamentos, distribuídos da seguinte maneira:

  • Segunda-feira à tarde, todos os públicos;
  • Terça-feira à tarde, os idosos terão preferência;
  • Quarta-feira à tarde, os hipertensos e diabéticos terão preferência;
  • Quinta-feira à tarde, as gestantes terão preferência;
  • Sexta-feira à tarde, as crianças terão preferência;

A Secretaria de Saúde salienta ainda que a padronização dos agendamentos de forma semanal terá reflexo direto na qualidade dos atendimentos e na diminuição das possibilidades de faltas nas consultas.