Hospital de Campos Novos divulga relatório com informações sobre a Fundação

A Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio, de Campos Novos, divulgou na última semana um relatório com informações sobre os atendimentos, custos de manutenção e repasses recebidos pela entidade nos primeiros meses do ano de 2023.

O relatório foi apresentado pelo Diretor do Hospital, Rafael Manfredi, aos prefeitos da Amplasc durante reunião da associação de municípios. Todos os prefeitos dos sete municípios estavam presentes na apresentação. Os municípios que hoje mantem convênio com o hospital repassam mensalmente R$ 64 mil. De janeiro a julho de 2023, esses repasses totalizaram R$ 450 mil.

Já a microrregião atendida pelo hospital de Campos Novos totaliza mais de 60 mil habitantes e é composta pelos municípios: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa.

De acordo com o diretor, as especialidades atendidas hoje no hospital são as seguintes:

• Clínica Médica;
  • Urgência e Emergência;
  • Cirurgia Geral;
  • Ortopedia;
  • Tratamento Odontológico (Crianças especiais);
  • Maternidade;
  • UTI;
  • Anestesiologia; e
  • Pediatria.

Também foi divulgado o número de leitos que hoje compõe a estrutura do hospital. Hoje são 88 leitos, distribuídos em 3 de emergência, 11 de observação, 16 na maternidade, 27 de clínica, 21 de cirurgia e os 10 leitos de UTI. A apresentação mostrou ainda que o número de atendimentos nos primeiros oito meses de 2023 totaliza 36825, equivalendo a uma média mensal de 4600 atendimentos. Desses, mais de 3 mil internações foram realizadas. Apenas nos seis primeiros meses desse ano, 1663 cirurgias foram realizadas, sendo 1382 pelo SUS e 281 foram particulares.

Quanto aos custos de manutenção, Manfredi mostrou que para manter a FHJA são necessários mais de R$ 32 milhões anuais, sendo que 55% desse valor, aproximadamente R$ 17 milhões, são aportados pelo município de Campos Novos. O restante, 35% vem do faturamento do SUS e 10% de convênios e particulares.

Alguns municípios se destacam na quantidade de atendimentos realizados na emergência. O custo somente dos atendimentos listados abaixo representa R$ 380 mil.

• Abdon Batista: 237;
  • Anita Garibaldi: 11;
  • Capinzal: 23;
  • Celso Ramos: 329;
  • Erval Velho: 33;
  • Ibiam: 200;
  • Monte Carlo: 30;
  • Vargem: 424; e
  • Zortéa: 11

A apresentação destacou ainda o custo mensal de alguns setores e o repasse recebido via convênio estadual via SUS, sendo:

• Custo Mensal da UTI: R$ 512 mil, com repasse de R$ 164 mil (déficit de R$ 348 mil);
  • Custo Mensal da Emergência: 378 mil, com repasse de R$ 56 mil (déficit de R$ 322 mil);
  • Custo Mensal da Maternidade: R$ 264 mil, com repasse de R$ 30 mil (déficit de R$ 234 mil).