Festival Catarinense de Danças Populares
Campos Novos é palco da etapa classificatória do Festival Catarinense de Danças Populares, que acontece de 27 a 29 de outubro, no Ginásio Humberto Calgaro. O evento reúne mais de 20 grupos de dança de diferentes regiões do estado, que competem em gêneros e categorias variados, como folclórica, regional, urbana, contemporânea, entre outras. O festival valoriza a cultura e a diversidade das danças populares e premia os melhores grupos com R$ 20 mil.
O evento tem o apoio do Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina, além do patrocínio de Laticínios Tirol, Super Lucas, Lider Farma, Super Castanhel e Grupo Pegoraro. A entrada é gratuita para o público, que pode apreciar as apresentações dos grupos e também participar dos workshops oferecidos pelo festival.
Programação
Sexta-feira (27)
• À tarde: 14h – 16h – ensaio
• À noite: 19h30 – Acontece a noite competitiva com show de abertura da Associação Cultural Veneta La Montanara, que apresenta danças típicas italianas.
Sábado (28)
• Manhã:
◦ 8h às 10h – Palestra “Danças do Sul” com Carmen Anita Hoffmann: aborda as danças que identificam características culturais do sul do continente americano.
◦ 10h15 às 11h15 – Workshop “Danças Brasileiras – os requebros febris e a estética do frio” com Jaciara Jorge: propõe uma ampliação de repertório de movimento para corpos sulistas, por meio da vivência em danças regionais.
• Tarde: 14h às 16h – ensaio
• Noite: 19h30- Noite competitiva com show de abertura do grupo MOA – Movimento Artístico Patricia Dalchau da cidade de Joinville, que desenvolve trabalhos em diversas modalidades entre elas danças populares brasileiras.
Domingo (29)
• Manhã:
◦ 8h às 10h – Palestra “Quanto vale o instante” com Octávio Nassur: apresenta conexões entre pequenas e grandes experiências vividas em 34 anos de carreira na direção de eventos, grandes shows e coordenação de times na esfera da Economia Criativa.
◦ 10h15 às 11h15 – Workshop “Danças Brasileiras – os requebros febris e a estética do frio” com Jaciara Jorge: propõe uma ampliação de repertório de movimento para corpos sulistas, por meio da vivência em danças regionais.
Os grupos classificados em Campos Novos irão se apresentar na final do festival, que será realizada de 10 a 12 de novembro, na cidade de Água Doce. Lá, eles irão concorrer com os grupos selecionados nas outras etapas, realizadas em Xanxerê e Água Doce. A premiação total do festival é de R$ 80 mil.