Administração Municipal capta projetos em parceria com o governo do estado

Campos Novos

Na cidade de Campos Novos, localizada no meio oeste do estado de Santa Catarina, nasce o Rio Uruguai. Do encontro das águas dos rios Canoas e Pelotas, o rio Uruguai se forma e passa a correr pelos seus mais de 1800 quilômetros de extensão, até desaguar no Rio da Prata, na Argentina.

Mas antes do Rio Uruguai se formar, um de seus afluentes, o Rio Canoas, fornece a Campos Novos uma das maiores barragens do mundo. A barragem da Usina Hidrelétrica Campos Novos é a terceira mais alta do mundo, do tipo enrocamento com face de concreto, com 202m de altura, comprimento de crista de 592m e elevação da crista na cota de 651m.

A Usina Hidrelétrica Campos Novos entrou em operação em fevereiro de 2007 e possui um reservatório com área inundada de 25,9 km2 e três Unidades Geradoras com potência instalada de 880 megawatts. A usina produz um quarto do consumo do estado de Santa Catarina. E é justamente nesse reservatório que a Administração Municipal de Campos Novos quer desenvolver um projeto em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.

Mas antes, vamos saber um pouco mais sobre uma modalidade esportiva que vem crescendo e ganhando milhares de adeptos ao redor do mundo todo: a Pesca Esportiva.

Pesca Esportiva

A pesca esportiva é praticada justamente por aquelas pessoas que têm como motivações o lazer, a recreação, as viagens e as atividades que fogem da tradicional praia, mar e sol. Os praticantes da pesca esportiva buscam praticar um ‘hobby’ que os leva a experiências e vivências únicas nas áreas ribeirinhas ou em lagos formados por barragens de usinas.

A modalidade de pesca esportiva se enquadra como uma atividade de Turismo, que é um dos setores da economia com grande potencial de crescimento para os próximos anos. Com a tendência de crescimento desse setor, destaca-se então a pesca esportiva, pois é um seguimento turístico que proporciona grandes emoções ao turista e um contato direto com a natureza.

Além da sua importância como atividade alternativa econômica para vilas de pescadores profissionais, deve-se acrescentar ainda que a pesca esportiva tem uma significativa relevância ecológica devido ao seu baixo impacto nas espécies pescadas. Além disso, existe uma grande potencialidade econômica, contanto que essa modalidade seja desenvolvida de forma sustentável pelos grupos que dela participam e ou são por ela afetados.

Para os já praticantes da pesca esportiva, não é novidade alguns argumentos colocados em questão, mas para os que ainda encontram dificuldades em entender a filosofia de um pescador esportivo, essa pode ser uma boa oportunidade para refletir sobre o assunto.

A Pesca Esportiva está contida dentro dos conceitos da pesca amadora, porém sua prática não implica necessariamente no abate do pescado. O principal objetivo é a prática do esporte, num convívio sadio com a natureza, onde o pesque-e-solte é prioridade, e dos peixes, ficam guardadas apenas imagens.

Não se pode negar, certamente, que existem os povos ribeirinhos que de certa forma dependem e sobrevivem da prática da pesca, ou que ainda retiram dos rios o necessário para seu sustento. Os Povos ribeirinhos são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência.

E é justamente aqui que o projeto entra como um fator de equilíbrio entre a pesca artesanal, aquela destinada a subsistência, e a pesca esportiva, que traz, sustentabilidade, conservação, retorno financeiro e o desenvolvimento das áreas através do Turismo.

Mas afinal, como surgiu a ideia de desenvolver um projeto em Campos Novos de pesca esportiva?

No mês de abril de 2023, o prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, cumpriu agenda em Florianópolis da Amusuh, a Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados, da qual ele é Diretor Financeiro. Na oportunidade, em compromisso com o Secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca do Estado de Santa Catarina, Valdir Colatto, surgiu a ideia de se desenvolver e Santa Catarina se tornar sede de um evento de Pesca Esportiva.

Com apoio do Governo do Estado, já se iniciou naquela oportunidade algumas ideias que poderiam ser aplicadas, adaptadas ao nosso estado. Para adquirir conhecimento e expertise sobre o assunto, Colatto indicou um evento semelhante, realizado na cidade de Três Lagoas, no estado do Mato Grosso do Sul, nos dias 27, 28 e 29 de abril do corrente ano.

Em parceria com a pela APETL, Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas, o município que é o terceiro maior em extensão do Mato Grosso do Sul, também é atingido pelo lago da Usina de Jupiá, na junção dos rios Paraná e Sucuruí. A cidade chegou agora em 2023 a 12ª edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, reunindo mais de 320 embarcações inscritas e aproximadamente 1000 pescadores esportivos.

De acordo com os organizadores do evento, pescadores de mais de 12 estados do Brasil estiveram presentes no evento, que reuniu mais de 30 mil pessoas durante os três dias de evento. Diversas empresas ligadas ao ramo da pesca, de todo o Brasil, estiveram presentes nos stands distribuídos ao longo Balneário Municipal de Três Lagoas. Uma das atrações principais do evento foi a participação de Nelson Nakamura. Nakamura foi durante muitos anos apresentador do Programa Pesca & Cia.

Atualmente é considerado um dos pescadores mais conhecidos e influentes do Brasil. Nelson Nakamura se destaca pelas suas técnicas, precisão em seus arremessos, leitura de ambientes e pelo seu vasto conhecimento em diversas modalidade da pesca esportiva. O evento reuniu diversas autoridades políticas do estado, entre elas, o Secretário da Casa Civil do Mato Grosso do Sul, Eduardo Rocha. Na comitiva de Campos Novos, além do prefeito, acompanhou ainda o Secretário de Fazenda e Administração Vilmar Antônio Ferrão Junior.

O Secretário da Casa Civil do Mato Grosso do Sul, Eduardo Rocha, falou que o evento é responsável pela integração do país. Ele citou ainda que a movimentação financeira em eventos desse porte é incalculável e que cidades que são atingidas por usinas, como Campos Novos, precisam explorar esse mercado financeiro.

O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, demonstrou a importância da realização de um evento como esse. “Nesse ano, estamos trazendo para nossa cidade mais de 1000 pescadores esportivos. Isso movimento os hotéis, os restaurantes, os supermercados, os postos de gasolina, sem contar que são centenas de empresas que estão aqui expondo seus produtos enquanto nós estamos prospectando novos investimentos para nossa cidade”.

Marcus Bazé, vereador de Três Lagoas e também associado pescador esportivo da APETL, faz parte da organização e salientou que eventos como esse auxiliam na transformação da pesca predatória em pesca esportiva: “É preciso que desde cedo a gente comece a criar a consciência nas pessoas sobre a necessidade da pesca esportiva. Aqui em Três Lagoas a gente une a paixão pelo esporte com a sustentabilidade. Isso traz, além da preservação das espécies dos peixes, retorno financeiro para os que exploram de maneira correto o mercado da pesca. Nós começamos nosso evento com 24 barcos na água e em 2023 passaram de 320”.

Nelson Nakamura, pescador esportivo nacionalmente conhecido, é figura atuante no Torneio de Três Lagoas: “Nós realizamos ao longo dos anos, diversos estudos sobre a pesca esportiva. Quando você retira o peixe da água e não o devolve, você ganha apenas uma vez. Ou quando o utiliza para matar a fome ou quando o vende. Na pesca esportiva, com o mesmo peixe, você pode ganhar ao longo de muitos anos. É uma questão de saber equilibrar aqueles que realmente dependem da pesca para seu sustento com aqueles que, de forma turística, transformam a pesca em um esporte”.

O prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, destaca a importância da visita e do amadurecimento dessa ideia: “A semente está lançada. Campos Novos foi buscar a expertise de quem já realiza esse evento há muito tempo, e agora com o apoio e parceria do governo do estado, vamos começar a desenvolver esse projeto. A Amusuh também fornece para nós uma abrangência e um conhecimento enorme, abrindo portas para que nossa cidade cresça ainda mais”.

Campos Novos tem se desenvolvido em diversas áreas ao longo dos últimos anos. Deixou de ser um município de passagem, entre as BR´s 282 e 470, para se tornar um polo em diversas esferas. Somos o Celeiro Catarinense, o maior produtor de grãos do estado de Santa Catarina. E somos também um Celeiro de Oportunidades.