1ª Edição do Startup Weekend em Campos Novos é sucesso. Evento faz parte da programação dos 142 anos de CN.

Aconteceu neste final de semana (3, 4 e 5 de março) a 1º edição do Startup Weekend Campos Novos. Um evento mundial que reúne diversos participantes com o objetivo de criar uma startup. Mas afinal, o que é uma Startup?

Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.

Durante 54h, com auxílio de mentores qualificados, os participantes criam e desenvolvem uma nova empresa do zero, tranformando ideias em negócios viavéis

Esta edição do Startup Weekend é a primeira do calendário estadual que conta com mais de 36 edições espalhadas por toda Santa Catarina. O evento foi um grande sucesso com mais de 70 participantes, que desenvolveram 10 startups em um final se semana, sendo elas: Time Health, Pet Campos, Inter SEAS, Hoody Kids, Conect Biometano, Dels, Vapt Vupt, Agende, Saúde, Top Cleaner e Connecting Projects.

No domingo, todas se apresentaram para uma banca de jurados composta por Marli Becker – Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Silvio Alexandre Zancanaro – ex-prefeito de Campos Novos, Proprietário da Orcatéa Contabilidade e entusiasta da inovação no município, Júlio Rezende –  Gerente da agência do Sicoob Campos Novos, Marli Arns – Coordenadora do Núcleo de Mulheres Empresárias e proprietária da Pizzeria Redantes, e Antônio Chiochetta – Coordenador do núcleo de Gastronomia e proprietário do Hotel Prime e Cantina Felicetare.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal que por meio da colaboradora Silmara Antunes fez o cadastro para sediar o evento. Além da Prefeitura, outro parceiro importante do evento foi a Epagri, que cedeu todo o espaço e dormitórios para a realização do evento e pernoite dos mentores.

Ainda, o evento contou com o apoio de diversos parceiros municipais e patrocinadores. Além dos patrocinadores estaduais, Sebrae e Startup SC, a primeira edição do Startup Weekend contou com o patrocínio diamante da cooperativa de crédito SICOOB, patrocínio ouro a UNOESC, patrocínio prata a empresa SOUD FRAME, e patrocinadores bronze as empresas Estrutural Zortéa, Raum Empreendimentos, Agromobility e Orcatéa Escritório Contábil.

Confira abaixo os ganhadores:

A grande ganhadora foi a startup Connect Biometano, que propôs a coleta de resíduos de chiqueirão e o transporte para usinas de biometano, contribuindo para a geração de energia renovável e redução de impacto ambiental. Em segundo lugar ficou a startup Top Cleaner, que oferece um serviço de contratação de faxineiras por meio de um aplicativo, tornando a contratação de serviços de limpeza mais fácil e acessível.

E em terceiro lugar ficou a startup Pet Campos que tem o objetico de ligar os tutores de animais a cuidadores. A equipe Hoody Kids recebeu uma menção honrosa pela criação de um e-commerce de roupas infantis semi usadas, promovendo a sustentabilidade por meio do reaproveitamento de roupas em bom estado, sendo esta menção escolhida pelos mentores.

O Startup Weekend Campos Novos é uma excelente oportunidade para novos empreendedores e para fomentar o empreendedorismo no município.