Desmarcar com antecedência é respeitar a todos

A Secretaria Municipal de Saúde está preocupada com as faltas que estão acontecendo nas consultas e exames das unidades de saúde. Já foram mais de 5.200 faltas, sem aviso prévio, constatadas de janeiro a junho deste ano.

A saúde destaca a importância de chamar a atenção em relação ao elevado número de ausências, uma vez que as faltas às consultas têm um impacto significativo no serviço de saúde oferecido para a população.

Quando um paciente falta, a equipe faz um esforço para colocar outro paciente no lugar, o que nem sempre é possível porque os pacientes não avisam com o tempo necessário para que seja realizada a substituição.

É importante destacar que o sistema de saúde conta com recursos públicos limitados, e cada consulta não comparecida apresenta um custo financeiro para o município. Além disso, as vagas de atendimento não utilizadas poderiam ser disponibilizadas para outros pacientes que necessitam de cuidados médicos.

Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde faz um apelo à população através da campanha “Desmarcar com antecedência é respeitar a todos”, permitindo que a vaga seja disponibilizada para outro paciente que necessite de atendimento.