Até onde chega a maldade do ser-humano?

Somos ditos seres racionais, inteligentes, emocionais, sentimentais. Via de regra, todos nós temos dentro de nós amor, carinho, afeto, e tudo isso em algum momento pode e deve ser compartilhado. Seja com os pais, filhos, filhos, avós, um amigo especial, um outro alguém e até com um bichinho de estimação.

Às vezes o carinho e afeto são tão grandes que motivam outras pessoas a adotarem um animal de rua, abandonado. O gesto nobre e bondoso tem salvado muitos animais.

Por outro lado, também encontramos pessoas que praticam maus tratos contra animais. Apesar de serem ditos racionais, alguns conseguem virar as costas e tratar de forma cruel bichinhos tão indefesos.

Quando isso acontece, quem pode ajudá-los a encontrar um novo lar?

É aqui que a Prefeitura Municipal de Campos Novos entra em ação. O projeto Meu Melhor Amigo foi criado para acolher e cuidar de centenas de animais em situação de abandono, dando tratamento de saúde, remédios, ração e abrigo. Depois de todo o cuidado, o animalzinho é destinado a um lar, para ter um novo tutor, ou melhor, uma nova família. E esse processo ainda é acompanhado por um tempo pelo projeto.

A Administração Municipal faz esse trabalho com muito amor, pois sabe que tantos animais sofrem e deseja dar a eles uma segunda chance. Por exemplo, durante a semana, infelizmente, a equipe resgatou um cachorro em situação extrema de abandono e maus tratos. Com um fio de aço enrolado na cintura, ele estava com um corte profundo, sangrando e com dor. E o pior é que esse pequeno ser havia sido atendido pelas veterinárias do projeto e destinado ao seu lar, onde supostamente estaria bem cuidado.

Hoje, dia 14 de março, é comemorado o Dia do Animal de Estimação. Como o próprio nome já diz, hoje é o dia de alguém que a gente estima. Você não precisa ter um cachorro, ou um gato, ou um coelho em sua casa. Mas também não pode e não deve abandonar ou agredir. E se optar por adotar algum, trate com carinho, com amor, com atenção.

Levar um pet para casa é uma decisão muito importante e deve ser feita com responsabilidade. Como sabemos, eles demandam cuidados e atenção. Portanto, seja você também um protetor dos animais e ajude a combater causas como abandono. Maus-tratos contra os animais é crime. Configura-se como sendo a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.