Centro de Referência de Assistência Social
O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social.
Na organização da Proteção Social Básica, o CRAS tem um papel central e atua como “porta de entrada” dos usuários para essa rede e é seu principal articulador.
Público Alvo
Famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social
Objetivo
Prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Organização da Rede de Serviços de Proteção Social Básica do SUAS
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes
- Unidade de capacitação e Inserção produtiva
- Benefício de Prestação Continuada -BPC
- Programa Bolsa Família – PBF
- Cadastro Único
Nesse sentido, destacam-se como principais atuações do CRAS:
Programa de Atenção Integral à Família – PAIF
Presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;
Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local;
Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF é o principal serviço de Proteção Social Básica e é necessariamente ofertado no CRAS. Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico.
O CRAS atua junto aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Jovem Jardineiro, Menina Moça e PETI, através de atividades em grupos e atendimento particularizado às famílias das crianças e adolescentes que freqüentam o SCFV.
Atua também junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com os Idosos que frequentam o Centro de Convivência Pe. Quintilio Costini, através de atividades em grupos e atendimento particularizado aos idosos
A Equipe do CRAS realiza encontros mensais com os pais e as famílias dos Serviços de Convivência e PAIF.
A Equipe do CRAS também faz encaminhamento das mulheres que participam do Projeto Padaria Comunitária, além de fazer acompanhamento particularizado e encontros mensais para atividades em grupo.
A equipe do CRAS é composta por: uma coordenadora, duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma auxiliar administrativo, uma auxiliar de serviços gerais e um motorista, ales de duas auxiliares administrativo que atuam junto ao Cadastro Único para Programas Sociais.
Mais informações podem ser obtidas junto à equipe do CRAS, na Av. Caetano Belincanta Neto, 380, Bairro Jardim Bela Vista. Tel: 3541-0812