PLANCON

PlanCon-EDU/COVID-19

Desde setembro do ano passado quando começou a pensar no retorno das atividades presenciais com recesso desde março devido a pandemia, já era visto que precisaria de um plano para retornarmos com segurança sem causar prejuízos aos envolvidos.

Na verdade, o PLANCON não é um documento recente, sempre que existir qualquer risco a um determinado lugar ou situação, é necessário construir um plano de Contingência.

O que é o PlanCon?

É um documento de planejamento em prevenção, mitigação e preparação elaborado para orientar as ações de resposta a eventos adversos ou situações de emergência ou calamidade pública. 

Quando deve ser elaborado?

Sempre que possível deve ser elaborado com antecedência, enquanto atividade de prevenção e preparação e para otimizar as atividades de resposta e recuperação. Contudo, em função do atual risco relacionado à pandemia da COVID-19, considera-se fundamental planejar as ações a serem realizadas a fim de facilitar a tomada de decisão e os processos de gestão de risco e gestão dos desastres.

Importante salientar que o Modelo de Plano de Contingência para a Educação COVID-19 (Plancon- Edu/COVID-19) apresenta características dinâmicas e flexíveis, sendo que, a partir das determinações dos órgãos responsáveis e de novas informações e conhecimentos, podem levar a alterações, que resultam em eventuais atualizações do plano. As medidas necessárias, bem como as responsabilidades dos envolvidos, deverão ser ajustadas às diferentes necessidades da evolução dos cenários da pandemia a fim de assegurar a autoproteção e um processo de tomada de decisão mais eficaz e eficiente.

O primeiro modelo foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Plano de Contingência, a partir de uma demanda do Comitê Técnico Científico da Defesa Civil de Santa Catarina, para subsidiar gestores e professores da rede de ensino pública, privada e confessional, quando da ocorrência de eventos adversos em que há a necessidade de formalizar planos de contingência para dar respostas mais efetivas no sentido de proteger as pessoas e prepará-las para o enfrentamento da situação, e neste momento em especial, diante do contexto da pandemia de COVID-19 provocada pelo coronavírus e da elaboração do Modelo de Plano de Contingência para a COVID-19 (Plancon-Edu/COVID-19).

Após esse processo, foi necessário que cada município elaborasse o seu plano e após cada estabelecimento de ensino precisou construir o seu. Esse documento é atualizado a cada mudança de dados ou fatos, que assim, são convertidos em versões. Atualmente estamos com as versões “2” aprovadas e homologadas.

Esse ano também temos novidades que vão proporcionar o conhecimento e a informação com mais rapidez. Os municípios estão implantando códigos de acesso, (QR code). Basta baixar um leitor de QR code, conectar ao aplicativo e direcionar a câmera do celular para o código, que rapidamente terá acesso ao documento na íntegra com todas as informações daquela unidade escolar.

Segurança nunca é demais. Estamos preparados com todas as ações de enfrentamento a pandemia no nosso município. As escolas estão equipadas com EPIs, termômetros, tapetes sanitizantes, máscaras, luvas, álcool 70%, entre outros equipamentos necessários para proteção que estão previstos no PlanCon.