Educação Infantil promove tarde de integração e aprendizado

No dia 25 de março, aconteceu um encontro entre os grupos de professores da educação infantil para trabalhar em equipe.

Como diz o título do tema da Formação Pedagógica: “Um mundo de texturas e sensações”. Assim foi movida a tarde chuvosa de sexta-feira. Os docentes foram convidados a embarcar em uma viagem mágica pela escola. Atrás de cada porta que se abria, uma nova sensação. Do frio ao calor, do colorido dos tecidos para a sala escura e sombria. Quantas formas e cores diferentes, quantas texturas e cheiros.

Os grupos foram divididos da seguinte forma:

• Berçário I: todos os professores na Creche Jubileu de Prata;
  • Berçário II: todos os professores no CEIM À Caminho do Futuro;
  • Maternal I: todos os professores no CEIM Sonho Infantil e os professores do Componente Curricular de Arte;
  • Maternal II: todos os professores no CEIM Pequeno Anjo e professores do Componente Curricular de Educação Física
  • Pré I e Pré II: todos os professores no CEIM Marilene Rupp Bagatini;

O encontro foi organizado pela Superintendência de Ensino Infantil, que organizou a proposta pedagógica juntamente com as gestoras e auxiliares de direção dos Centros de Educação Infantil do Município de Campos Novos.

O município trabalha com o material didático integrado para todas as idades da educação infantil do Aprende Brasil. Com esse material, os gestores realizaram atividades pedagógicas, explorando o seu conteúdo e literalmente colocando a mão na massa, produzindo e experimento sensações e trocando experiências.

Os profissionais tiveram a oportunidade de participar de diferentes oficinas voltadas para a experimentação, sendo possível dessa forma avaliar como uma criança se sente ao realizar a experimentação pedagógica, assegurando os direitos de aprendizagem e os campos de experiências da BNCC, que vem ao encontro do material didático integrado do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

“O objetivo da formação pedagógica foi ampliar um pouco do conteúdo já apresentado no material de apoio da Aprende Brasil, conforme BNCC, aos professores. Uma forma de ampliar o desenvolvimento dos bebês, oportunizando uma aprendizagem lúdica com diferentes materiais, formas e cores”, salientou a superintendente da Educação Infantil, Célia Fernanda Biolo.

A Secretária de Educação e Cultura de Campos Novos, Adriana Zanatta, também comentou sobre o encontro: “A ideia central do projeto é ampliar a capacidade de expressão, contemplando inúmeras atividades a serem desenvolvidas que envolvam a capacidade de explorar diferentes sabores, texturas, cheiros e cores de diferentes formas e tamanhos. É dessa forma que os pequenos ampliam o conhecimento e a expressão do mundo”.