R$ 36 MILHÕES PARA CAMPOS NOVOS!

São 36 milhões de reais. Recursos que trarão investimentos na educação, na saúde e em diversas áreas de nossa cidade.

Na noite desta quarta-feira, dia 09 de fevereiro, Campos Novos viveu um momento histórico. Representado pelo prefeito, o município assinou sua participação no Plano 1000 do Governo do Estado de Santa Catarina.

Quanto Campos Novos irá receber

Campos Novos participou da cerimônia com o prefeito Silvio Alexandre Zancanaro, o vice-prefeito Gilmar Marco Pereira e o vereador João Batista Ramos de Almeida.

Na oportunidade, seguindo o padrão adotado pelo estado, Campos Novos assinou a ordem de recebimento no valor de R$ 36 milhões, com a média de R$1.000,00 para cada habitante. O repasse será efetuado pelo governo do estado em 5 parcelas anuais de igual valor (R$7 milhões).

Segundo o prefeito e o secretário da pasta de Planejamento, a aplicação dos recursos será realizada de acordo com as necessidades do município, através de estudos técnicos com a participação ativa da sociedade.

O pagamento da primeira parcela de R$7 milhões já será efetuado em 2022.

Entenda mais sobre o Plano 1000

Na apresentação do Plano 1000 aos prefeitos, convidados e demais autoridades, o secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, destacou todo o planejamento técnico para que o programa fosse colocado em prática. Além disso, o saneamento das contas públicas, segundo o secretário, é o que vai permitir o investimento de recursos próprios do Estado aos projetos contemplados.

“Importante destacar que não é simplesmente distribuir recursos, há critérios e, um dos principais, é garantir obras que tragam qualidade de vida, bem-estar social, promovam infraestrutura logística e ajudem no pleno desenvolvimento”. O secretário cita ainda que, além do Plano 1000, o governo tem capacidade para a celebração de novos convênios e para manter o cronograma de obras estaduais.

Para participar do Plano 1000, a prefeitura deve enviar um ofício ao Governo do Estado solicitando a parceria com a exposição de motivos. Em seguida, é aberto um processo eletrônico bem como é preenchido o convênio chamado de guarda-chuva – o que contém os projetos de todos os municípios. “Como o parecer jurídico é padronizado, há celeridade para a assinatura do convênio e publicação do extrato em Diário Oficial”, explica Paulo Eli.

Um comitê com integrantes da SEF, Casa Civil e Infraestrutura foi formado para, junto com os municípios, definir os projetos que receberão aportes do Governo do Estado.

“A parceria com as prefeituras permite alinhar políticas para atender as necessidades dos catarinenses em diversas áreas, sobretudo no pilar saúde, segurança e educação. O governo está preparado, com a garantia dos recursos para realizar obras e acelerar o crescimento do Estado, junto com os municípios”, acrescenta o chefe da Casa Civil, Eron Giordani. De acordo com ele, de 2019 até agora, já foram repassados mais de R$ 3,5 bilhões às prefeituras, consolidando a bandeira municipalista da atual gestão.