IBGE amplia prazos de inscrições dos processos seletivos do Censo

O IBGE adiou, até o dia 21 de janeiro, a data limite das inscrições dos processos seletivos simplificados para recenseador e para agente censitário municipal e supervisor. Agora, o pagamento das inscrições pode ser efetuado até o dia 16 de fevereiro, pessoas inscritas no CadÚnico podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição.

As vagas são para atuar no Censo Demográfico 2022 e pagam salários que, com os benefícios, variam de um pouco mais de R$ 2 mil a aproximadamente R$ 3 mil líquidos por mês. Em diversos municípios, o número de inscritos até o momento, é menor do que o de vagas disponíveis, principalmente para o cargo de recenseador.

As vagas abertas são para recenseador, para ACM (agente censitário municipal) e ACS (agente censitário supervisor). No caso dos ACM e ACS, trata-se de uma mesma prova. As inscrições podem ser realizadas no site da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Os processos seletivos abertos têm diversas vantagens:

• Há vagas para recenseador em todos os 295 municípios de Santa Catarina.
  • Os recenseadores muitas vezes atuam nas proximidades de onde moram.
  • Para ACM e ACS, há vagas em 205 municípios catarinenses.
  • Para o cargo de Agente Censitário, é exigido apenas o ensino médio completo e para recenseador o fundamental completo. Nenhuma experiência prévia é exigida.
  • Nas provas o candidato só depende de si mesmo e é avaliado objetivamente.
  • Materiais de estudo para os conhecimentos específicos estão disponíveis gratuitamente no site do IBGE e da FGV.

As provas serão realizadas em horários diferentes, o que permite que o mesmo candidato se inscreva tanto para recenseador, quanto para agente censitário. No caso dos ACM e ACS, em que inscrição e a prova são as mesmas, o candidato mais bem colocado em cada município ocupará a vaga de agente censitário municipal.

O tempo de trabalho previsto, no caso do recenseador, é de até três meses e no caso das outras funções, a previsão do contrato temporário é de até cinco meses.

Recenseador recebe por produção; ganho de agente censitário municipal é próximo de R$ 3 mil

O recenseador recebe por produção. O IBGE tem um simulador online que estima o salário com base no município de atuação e nas horas semanais trabalhadas, que são flexíveis (é esperado, no entanto, um mínimo de 25 horas de trabalho por semana).

Em Joinville, por exemplo, o salário estimado para 40 horas semanais de trabalho é R$ 2,3 mil, e para 25 horas, R$ 1,4 mil. A esses valores deve ser acrescentado o 13º salário, que é proporcional ao período trabalhado e baseado na média de remuneração do tempo em que se atuou.

No caso do ACM, a remuneração é de R$ 2.100, mas na prática o valor líquido recebido mensalmente fica em torno de R$ 3 mil. Isso se deve aos benefícios inclusos no contrato. Se há, por um lado, desconto do INSS sobre o valor bruto, por outro lado há os acréscimos dos auxílios alimentação e transporte, do 13º e das férias proporcionais aos meses trabalhados.

Caso um ACM trabalhe por cinco meses, ele terá recebido R$ 2.898 mensais. Se tiver dependentes de até 6 anos incompletos, receberá ainda R$ 305 ao mês referente cada um deles. No caso do ACS, que têm remuneração de R$ 1.700, o valor mensal recebido após cinco meses de trabalho é R$ 2.475. O acréscimo por dependentes também se aplica a essa função.

Recenseador visita domicílios, ACM gerencia posto de coleta e ACS supervisiona recenseadores

Os recenseadores são os profissionais que visitam todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta e fica à frente de ações administrativas (ligadas ao controle e à gestão dos recursos humanos e materiais) e técnicooperacionais (gerenciamento dos recenseadores e ACS, orientação da coleta de dados). O agente censitário supervisor, por sua vez, tem como principal função acompanhar, avaliar e orientar os recenseadores durante o trabalho de campo.

Mais informações no release nacional.

Agência do IBGE em Joaçaba 03 de janeiro de 2022