Educação de Campos Novos é referência nacional no Sistema Aprende Brasil

A Administração Municipal de Campos Novos, através da Secretaria de Educação e Cultura, apresenta a Educação da cidade, a partir desta data, como referência nacional dentro do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

A educação escolar atrai cada vez mais o olhar da sociedade. Isso é um fato. À medida que essa atenção aumenta, é inevitável que nos perguntemos: como o ensino deve se organizar para responder às necessidades dos alunos? Os professores têm formação adequada? As escolas estão suficientemente equipadas? Os alunos estão aprendendo ou apenas permanecendo nas escolas?

De certa forma, tais questões enunciam o maior desafio que temos hoje: fazer uma escola de qualidade para todos e para cada um. Diante disso, as Secretarias de Educação e os Departamentos de Ensino precisam pensar em novas perspectivas de organização. Há necessidade de se ter um planejamento pautado por desafios, metas e estratégias, que precisam ser construídos a partir da análise de seu contexto, por meio de instrumentos de planejamento e de gestão educacional.

Pensando dessa forma, em 2017, quando a atual Administração assumiu a gestão do município, vislumbrou-se a necessidade de levar a educação de Campos Novos a um novo patamar.

O objetivo havia sido traçado: formar jovens intelectualmente preparados para o pleno exercício da vida e críticos, conscientes, competentes e comprometidos com a dignidade da vida, com a ética, com a justiça e com a equidade.

Além disso, a gestão buscava formar jovens intelectualmente preparados para o pleno exercício da vida e homens e mulheres de valor, jovens críticos, conscientes, competentes, compassivos e comprometidos com a dignidade da vida, com a ética, com a justiça e com a equidade socioambiental.

Pensando nisso, várias ferramentas e modelos de gestão foram buscadas. Entre elas, o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que tem como objetivo amplificar a qualidade de ensino do país e transformar a rede pública.

O Aprende Brasil é um sistema de ensino completo, que oferece um conjunto específico de soluções para a rede de ensino do município: Livro Didático Integrado, Consultoria Pedagógica, Aprende Brasil Digital e os sistemas Hábile e SimeB.

O Hábile é uma avaliação educacional externa de aprendizagem em larga escala. Esse produto colabora com a equipe pedagógica das escolas públicas, oferecendo dados que fundamentam a análise dos resultados das práticas avaliativas e dos processos de ensino e aprendizagem.

Em que o Hábile consiste?

Coletar e sistematizar informações a respeito do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental, com base em uma proposta voltada ao desenvolvimento das competências e habilidades para esse nível de ensino, por meio de testes e questionários contextuais. São três linhas:

• Leitora – enfoque na leitura;
  • Matemática – ênfase na resolução de problemas;
  • Científica – foco nos fenômenos naturais e na tecnologia.

Ao adotar o Sistema de Ensino Aprende Brasil, o Hábile é disponibilizado para os alunos do 3º e do 7º ano do Ensino Fundamental nos anos em que ocorre a aplicação oficial da Prova Saeb (anos ímpares), e para os alunos do 4º e do 8º ano do Ensino Fundamental, nos anos pares.

Os resultados são analisados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI é uma abordagem do campo da Estatística, capaz de analisar de forma sistemática os padrões de resposta aos itens, transformando-os em um escore denominado “proficiência”, o qual parametriza o desempenho dos alunos em uma mesma escala.

Na tarde deste dia 13 de dezembro, os frutos começam a ser colhidos. O esforço e o trabalho passam a ter o seu reconhecimento. As críticas enfrentadas são vencidas e uma nova página começa a ser escrita.

As premiações aconteceram da seguinte forma:

Certificados aluno destaque 4º ano

Maior número de acertos na rede municipal na prova Hábile avaliação externa de aprendizagem.

• 1º lugar- Jaqueline Antunes da Silva (EIM Encruzilhada, professora Almerinda Korb e diretora Kelly Cristina de Mattos Varela Rodrigues);
  • 2º lugar- Lyara Mariana Rodrigues (EIM Pinhal Preto, professora Maira Recalcatti, diretora Kelly Cristina de Mattos Varela Rodrigues);
  • 3º lugar- Pedro Yuri Sheineider Moreira (EMEF Caic Prof.ª Nair da silva Gris, professora Cleonir Correia Cordeiro, diretora Jocéia Moreira dos Passos).

Certificados aluno destaque 8º ano:

• 1º lugar- Maria Izabel de Mattos 8ºB Moreira (EMEF Caic Prof.ª Nair da silva Gris, professora, diretora Jocéia Moreira dos Passos);
  • 1º lugar- Willian Cadore Drehmer (EMEF André Rebouças, diretora Marilene Botari Soares Borges);

Esses dois alunos obtiveram o mesmo número de acertos, empatando em 1º lugar

• 2º lugar- João Marcos Soares Borges (EMEF André Rebouças, diretora Marilene Botari Soares Borges);
  • 3º lugar- Gabriel Almeida Moraes EME Prof.ª Nair da Silva Gris, diretora Jocéia Moreira dos Passos).

Multisseriadas:

• 1º lugar – EIM Encruzilhada;
  • 2º lugar – EIM Pinhal Preto;
  • 3º lugar – EIM Padre Jósimo Moraes Tavares.

Anos Iniciais

As 3 melhores escolas classificadas na rede municipal por proficiência 4º ano:

• 1º lugar – EMEF Caic Prof.ª Nair da silva Gris, professora, diretora Jocéia Moreira dos Passos e Soliete Surdi)
  • 2º lugar – EMEF Novos Campos, diretora Maria Regina Scaraboto e Fabieli Coradini
  • 3º lugar – GEM Jardim Bela Vista, diretora Eunice Stefanes e Ana Paula Almeida

Anos finais

As 3 melhores escolas classificadas na rede municipal por proficiência 8º ano:

• 1º lugar – EMEF André Rebouças, diretora Marilene Botari Soares Borges;
  • 2º lugar – EMEF Caic Prof.ª Nair da silva Gris, professora, diretora Jocéia Moreira dos Passos e Soliete Surdi);
  • 3º lugar – EMEF Santa Júlia Billiart, diretora Caroline Maria Wagner e Ione Fiorese Paulete.