Censo Demográfico é prorrogado até dezembro

A equipe do IBGE realizou uma reunião na Prefeitura Municipal de Campos Novos, na tarde desta quinta-feira, dia 13, para repassar as atualizações referentes aos índices de 2022.

Outra informação de suma importância é que a pesquisa nos domicílios foi prorrogada até o mês de dezembro. A data anterior era até 31 de outubro.

De acordo com o Coordenador da Área de Joaçaba, Jeckesan Ferraz de Deus, Campos Novos já atingiu cerca de 75% de seu mapeamento, porém os recenseadores encontram ainda diversas dificuldades com recusa das pessoas em responder à pesquisa. Outro fator que provoca o atraso e as divergências de dados são os domicílios fechados.

O coordenador lembra que os recenseadores têm horário livre para realizar a pesquisa, podendo esta ser realizada em qualquer período do dia ou ainda nos fins de semana. A identificação destes pode ser realizada através dos crachás que contem inclusive um QR Code que permite validar a identidade do pesquisador.

O Prefeito de Campos Novos, que participou da reunião, salientou a importância de receber os recenseadores e responder corretamente às perguntas. “Todo o município tem a ganhar com a realização do Censo, pois permite o mapeamento correto de todas as áreas do município, identificando a população, faixa etária e econômica, e onde o município precisa ter ainda mais atenção”, lembra o prefeito.